Ciatalgia

Tempo de leitura: 1 minuto

A “ciatalgia” ou dor ciática, é, um tipo de dor causada por um pinçamento do nervo isquiático, que provocará uma irritação nesse nervo, por problemas nas estruturas da coluna vertebral (disco intervertebral ou deformidades ósseas) ou por contratura de músculos localizados na região glútea.O nervo isquiático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo; e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna e do pé.
O isquiático é o nervo mais longo do corpo, carrega também a fama de ser uma das regiões mais dolorosas quando inflamada, podendo nos casos mais graves levar até a incapacidade de movimento dos membros inferiores.Na grande maioria das vezes, cerca de 90% das queixas, o motivo é uma hérnia de disco que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afeta cerca de cinco milhões de brasileiros. Os outros 10% podem ter causas como atividades físicas pesadas, posturas erradas, tumores e fraturas na coluna.

Sintomas
A dor ciática clássica é caracterizada por uma dor profunda que pode ser: nas regiões do glúteo, posterior da coxa, lateral da coxa, virilha, gastrocnemio e tibial anterior, dependendo do local da coluna onde se dá o pinçamento. Nos casos mais graves, o paciente pode ter dificuldade de movimentar e controlar a perna.

Tratamento
Uma vez que varias são as razões que podem comprimir o nervo isquiático, provocando assim a ciatalgia, as formas de tratamento vão depender de uma anamnese muito bem feita, e, em alguns casos ate de exames laboratoriais, mas podemos afirmar que a acupuntura, a massagem e ou a quiropraxia, serão de exelente resultados até que se possa ter uma conclusão do diagnóstico possibilitando um tratamento mais adequado, que geralmente é um dos três já citados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *