Cervicalgia

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é Cervicalgia?

É uma dor na região do pescoço muito comum na população mundial. Isso se deve ao fato de que a cabeça e a região do pescoço são vulneráveis a uma grande variedade de sobrecargas. Posturas inadequadas, traumas, envelhecimento, desordens emocionais e disfunções na mordida são as principais causas de problemas na região do pescoço.

Sintomas e diagnósticos

O termo cervicalgia refere-se a qualquer tipo de dor na região cervical e os tipos de desordens desta região dependem da estrutura afetada e do fator que causou a lesão.
Os sintomas podem variar desde uma dor leve e localizada que não se agrava ao movimento;
como podem chegar a dores incapacitantes que impossibilitam o paciente de movimentar o pescoço e, em certos casos, a dor se estende para o meio das costas e braços, apresentando quadros de formigamento, dormência e perda de força do membro superior.
Cervicalgia irradiada por radiculopatia caracteriza-se por irradiação da dor para o membro superior (cervicobraquialgia) ou para a cabeça (nevralgia occipital).
Acompanha-se de queixas neurológicas. Resulta da compressão radicular, causada geralmente por hérnias discais em idades mais jovens e por patologia degenerativa em idades mais avançadas. As cervicalgias podem ocorrer associadas às contraturas musculares com pontos de gatilho, hérnias de disco, doença articular degenerativa, inflamatória, infecciosa e metabólica, alterações posturais, compressão nervosa, estenose do canal medular, fraturas e outros. Sendo assim, é necessário que seja feita uma avaliação criteriosa.
Atividades aparentemente insignificantes, que fazem parte do nosso dia a dia, tais como: ler na cama, utilizar o computador, dormir com travesseiros inadequados, e mascar chiclete com apenas um lado da boca, podem causar disfunções de movimento nas articulações da coluna cervical e com isso, desenvolver quadros tensionais seguidos de inflamação e dor, caracterizando então, o termo Cervicalgia (dor cervical).

Tratamento

Como as causas de uma cervicalgia podem ser a mais variadas, o tratamento variará de acordo com o tipo de estrutura que causou a dor cervical. Com exceção das desordens infecciosas e neoplásicas (tumor maligno), a Quiropraxia aliada a Acupuntura, tem excelentes resultados no tratamento de cervicalgias.
Nos processos inflamatórios da coluna cervical, é muito comum encontrarmos uma sequência de outras disfunções que se agravam com o decorrer do tempo e formam um ciclo vicioso onde notamos as seguintes situações: Quando uma articulação passa a não exercer a sua função normal, os músculos envolvidos contraem demasiadamente, exigindo  as estruturas estabilizadoras da coluna vertebral que inflamarão e provocarão os intomas da dor ou desconforto.
A dor é sempre um sinal de que algo está errado e quando o corpo percebe esta mensagem, reage com maior rigidez como tentativa de defender aquela estrutura, que neste caso, infelizmente, provocam agravamento da funcionalidade mecânica do corpo e dando continuidade ao ciclo vicioso relatado anteriormente.
A Quiropraxia aliada a Acupuntura, tem o objetivo de anular este ciclo vicioso através das técnicas manipulativas nas articulações com problemas, normalizando o funcionamento mecânico do corpo e consequentemente, reduzindo os sintomas de dor e inflamação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *